quinta-feira, 14 de julho de 2011

Rabisco...

É preciso começar. Escrever de qualquer jeito. Dar o primeiro e errante passo. Sem assunto, sem referências, notas de rodapé ou frases de efeito trazidas das aspas de outrem. Não é preciso invocar as musas, pedir-lhes inspiração. Elas devem ter mais o que fazer do que assistir um blogue nascer. Nem era preciso usar "outrem", invocado demais.

Não sei que tipo de blogue este aqui se tornará. Pelo (meu) nome que lhe dei ao registrá-lo, parece que vai ser pessoal: deverá servir de registro e expressão de pensamentos, opiniões, constatações e confabulações personalíssimas sobre... nem sei o quê. E ainda não é hora disso, tadinho. Os temas surgirão, não se preocupe! E quem sabe um dia tome gosto por algum assunto em especial, e dele faça um ofício de gente grande.

O importante agora é tirar esse corpo de texto de seu estado inercial sem movimento. Impulsioná-lo, tal qual se faz com um barquinho de papel, e deixá-lo seguir por aí nessas imprevisíveis ondas da internet.

Pode até conter essa construção metafórica brega e banal do último parágrafo. Mas é isso. Não dá pra esperar o momento certo, adquirir o domínio de todas as técnicas de redação, das teorias da comunicação, da ordem do discurso. Afinal, talvez nem com toda uma vida isso seja possível.

O texto inicial não poderia ser genial. Só tinha que ser. Qualquer coisa, besta mesmo; despretensioso e imperfeito. Um teste do canal, um rabisco num papel.

6 comentários:

chico macedo disse...

Sérgio,

Muito bem escrito, como sempre. Acho que o princípio está muito bom. O blog é um espaço para escrever quando nos baixa essa vontade de tornar públicos conteúdos antes enclausurados na cachola. Sem muitas regras. É um exercício e tanto.

Abraço, Chico Macedo.

epnmacedo disse...

Muito bom mesmo! Parabéns! E o nome do blog também é sensacional! Deu vontade de fazer um BEM - Blog da Ester Macedo... hehehe

Hidel1608 disse...

É isso, garoto!!! Desde aquele primeiro texto seu, que tive o prazer de ter contato (lembras??), tive a certeza (modesto...) que o ramo das letras era o seu caminho. Por gentileza, poste alguma coisa periodicamente, nem que seja uma "besteira", e brinde-nos com seus textos sempre muito bem escritos. Abraços! PS: adicionei aos favoritos, seu cabra!!!

Sérgio Bertoldi disse...

Muito obrigado pessoal! Nascer sob olhares ilustres é um bom presságio pra esse blogue. Espero que dê certo! Espero encontrar o tempo e a inspiração necessários para nutrí-lo e mantê-lo. Valeu demais!

rodrigo disse...

Para você cantarei: Vai lá vai lá vai lá. Vai lá de coração... hahahahaha. Excelente iniciativa. Bons ventos pra você.

Ludmila disse...

Parabens pela iniciativa!!! Desde sempre.. FÃ!!!