domingo, 25 de dezembro de 2011

A Hipocrisia do Relacionamento Sério

 
É interessante constatar nas redes banais (sociais) o grande número de casais que definem sua situação amorosa como "em relacionamento sério". Afinal, o que isso significa?

Segundo o Maicon (dicionário Michaelis), relacionamento é o ato ou efeito de se relacionar. Sério, como adjetivo, tem acepções que vão desde algo honesto, de confiança, passando por características de disposição, aparência ou maneiras graves, sisudas, até chegar a algo que não é alegre, nem leviano ou frívolo.Mas um relacionamento, ainda mais do tipo amoroso/ afetivo, não deveria ser justamente algo leve, alegre, e tranquilo?

O engraçado é que pessoas que já estão namorando, há muito ou pouco tempo, outras que estão praticamente casadas; humanóides de todas as etnias, classes sociais e opções sexuais, estão colocando esse "status" que parece mais servir pra definir uma relação profissional do que pessoal. Afinal, relacionamento sério é o que se tem com seu chefe, colegas de trabalho, clientes: há diversas interações interpessoais constantemente regidas por códigos de conduta específicos para cada relação. Sexo? Só no sentido figurado: se fizer coisa errada, seu chefe pode te f. por isso.

De ordem mais pessoal, o casamento sim seria um relacionamento sério, com contrato assinado, testemunha e tudo. A relação entre pais e filhos é outro exemplo. A despeito do carinho e afeto que pode haver, nosso Código Civil traz uma série de obrigações e responsabilidades recíprocas que vão desde o nascimento destes, até além da morte daqueles.

Mas enfim, por que casais de namorados não colocam que estão namorando ao se autopromoverem nas redes? Seria uma espécie de medo, vergonha, precaução? Não sei. Não entendo. Talvez porque tenha amor no significante "nAMORando". As pessoas custam a se envolver emocionalmente, daí a exibirem-se demais perto desse sentimento... É um custo assumir publicamente que estão envolvidos com essa "coisa", ainda mais com a possibilidade de não dar certo diante dos olhos dos outros. Já a outra opção parece mais um compromisso, um acordo, um ato mais racional. Se der errado, tudo bem, é só desfazer a escolha. Ironicamente, o grande número de trocas – dentro do perfil de uma mesma pessoa – do status  "em relacionamento" para "solteiro" (e vice-versa) acaba evidenciando que essas relações não são nada sérias mesmo.

Mas namorar é isso: é errar, é tentar, é buscar. Não é nada mais, nada menos que:

na.mo.rar vtd 1 Esforçar-se para conseguir o amor de; cortejar, galantear. 2 Atrair, cativar, seduzir, inspirar amor a. vint 3 Andar em galanteios. vpr 4 Tornar-se enamorado; 5 Agradar-se, ficar encantado. vtd 6 Desejar possuir, cobiçar. vtd 7 Fitar com afeto e insistência. vtd 8 Empregar todos os esforços para obter.

(2011, Editoria Melhoramentos Ltda., Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa)

2 comentários:

Sérgio Bertoldi disse...

Texto com uma ideia, porém sem base na realidade.

Respondendo à questão formulada acima, após conhecer bem a principal ferramenta de mídia social usada pelas pessoas, o facebook, nota-se que não há opção "namorando" dentre as possibilidades de definição de relacionamento.

Texto de retratação em http://bloguedobertoldi.blogspot.com/2011/12/relacionamento-serio-melhor-opcao.html

tresporquatro disse...

Sérgio, você quer se relacionar sério comigo?