domingo, 26 de fevereiro de 2012

Foi num Vasco e Fluminense...


Hoje é dia de Vasco e Fluminense pela final da Taça Guanabara de 2012. Mas o Vasco e Fluminense mais importante da minha vida aconteceu em 1994, pelo quadrangular final do Campeonato Carioca daquele ano. Era última rodada e quem ganhasse consagraria-se campeão.

Não lembro ao certo porque torcia pelo time de branco e preto com a cruz de malta no peito. Talvez para ser diferente do meu irmão, que já gostava de futebol e tinha o Flamengo como time, ou talvez - e mais provável - pela influência do meu avô, veterano vascaíno.

A certeza é que aquele time mágico do Vasco de 94 me conquistou de vez naquele dia. Mais do que arrebatarem o título e um torcedor - os 2 gols de Jardel, mostrados pelo televisor e narrados pelo entusiasmante Januário de Oliveira - trouxeram a alegria do futebol pela primeira vez a uma criança que só sabia ver Fórmula 1, e tinha acabado de perder seu grande ídolo, Ayrton Senna.

O futebol me ensinou, então, a força, o poder e a beleza do jogo coletivo. Que torcer por muitos talvez fosse melhor do que fixar-se no individual. Que mesmo perdendo o grande craque (o brilhante Denner havia falecido durante o campeonato), o time permanece - inclusive, na memória deste torcedor que ainda se lembra dos nomes do goleirão Carlos Germano, do lateral Pimentel, do xerife da zaga, Ricardo Rocha, dos meio-campistas Leandro e Yan, e dos atacantes Valdir e Jardel.

Nenhum comentário: